segunda-feira, 14 de abril de 2008

Coxipones e IMG exibem filme sobre a Guerrilha do Araguaia


“Araguaya - a conspiração do silêncio”, filme de Ronaldo Duque, será exibido nesta terça-feira (15.04), às 9 horas, no Centro Cultural da UFMT. A iniciativa é uma realização do Cineclube Coxipones e do Instituto Maurício Grabois (IMG), com apoio da União Brasileira de Mulheres (UBM), União da Juventude Socialista (UJS) e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).


O presidente do Instituto Maurício Grabois (IMG), jornalista e poeta Adalberto Monteiro, estará presente na sessão. Maurício Grabois foi o grande comandante da Guerrilha do Araguaia, na qual se inspira o filme.


O filme conta a história do movimento armado contra a ditadura militar (64-85) comandado pelo Partido Comunista do Brasil, entre 1972 e 74, sob a ótica de um religioso francês que chega ao Brasil nos anos 60, presenciando a formação da Guerrilha do Araguaia. O recém-falecido ator Norton Nascimento interpreta o célebre guerrilheiro Osvaldão, um dos líderes da guerrilha.


O elenco tem ainda Françoise Forton (Dora), Danton Mello (Carlos), Narcisa Leão (Lúcia), Stephane Brodt (Padre Chico), Fernanda Maiorano (Tininha), Rasanne Holland (Alice), Rômulo Augusto (Flávio), William Ferreira (Juca), Cacá Amaral (Mário), Cláudio Jaborandi (Cabo Abdon, Humberto Pedrancini (General Mamede), Fernando Alves Pinto (Tenente Álvaro), Pablo Peixoto (Geraldo) e Adriano Barroso (Anselmo).


Sinopse


O exército brasileiro no auge da ideologia da segurança nacional, um partido de esquerda dissidente, militantes aguerridos (a maioria deles ainda jovens e inexperientes), inocentes camponeses e uma região onde a ambição e a miséria disputavam lugar palmo a palmo. É neste cenário que está o Padre Chico (Stephane Brodt), um religioso francês que chegou à região do Araguaia no início dos anos 60. A profunda identidade de Padre Chico com as pessoas da região, associada ao seu sentimento religioso e dúvidas existenciais, fazem com que o religioso presencie os eventos ligados à formação da Guerrilha do Araguaia.