terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

PC do B de Cuiabá reúne Comissão Política e define ações imediatas

A reunião da Comissão Política do PC do B de Cuiabá, que aconteceu na noite desta segunda-feira (18.02), no CA de Pedagogia da UFMT, definiu uma série de ações imediatas. Presentes os camaradas Aislan Galvão (presidente), Olivar (vice-presidente), Fernando Birello (secretário de Organização), Carlos Veggi (secretário de Finanças), Pablo Rodrigo (secretário de Movimentos Sociais) e João Negrão (secretário de Formação Teórica). A camarada Carol Macório, secretária de Comunicação, não pôde comparecer porque estava em horário de aula.

A reunião discutiu a questão sindical e a organização da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), temas que contaram com a participação da camarada Nara Teixeira, secretária Sindical do Regional. Ela apresentou informes sobre a fundação da CTB e das movimentações rumo à criação da central em Mato Grosso, data prevista para o dia 29 de março. Ela lembrou que a construção da CTB é uma tarefa não apenas dos camaradas que atuam no movimento sindical, mas sim de todo o Partido.


Ainda sobre a atividade sindical, os camaradas também discutiram a necessidade de ampliar a participação dos comunistas nas entidades, orientados os militantes a se inserirem nas lutas de suas entidades de classe. Debateu-se ainda a realização de um planejamento da atuação do PC do B na área sindical de Cuiabá, inclusive ajudando a fundar e fortalecer entidades sindiccais.


Outros temas debatidos foram a estruturação dos organismos de base (OBs), a Plenária do Partido e o planejamento da Formação Teórica. A Executiva decidiu priorizar de imediato a estruturação de duas OBs: a da UFMT e a da região do CPA, com ênfase no bairro Primeiro de Março, onde o camarada Donizete filiou cerca de 30 pessoas recentemente. O Aislan ficou responsável pela OB da UFMT e os camaradas Carlos Veggi e João Negrão pela OB do CPA.
A Executiva homologou a proposta de realização da Plenária para o dia 5 de abril, em local a definir. A pauta será a campanha eleitoral e as reformas democráticas, entre outros temas. Sobre a Formação Teórica, decidiu jogar peso no Curso Básico de Vídeo (CBV), confirmando a data (24 de fevereiro, próximo domingo) e definindo o local (Auditório da Adufmat) e o número de participantes (40).
Ainda sobre a Formação Teórica, a Executiva decidiu programar novos cursos, especialmente para os novos militantes, criar grupos de estudos com membros do Pleno do Municipal e estimular os estudo individual, com maior utilização da Biblioteca Marxista, do Instituto Maurício Grabois (www.vermelho.org.br).

'Partido com paredes de vidro', sugere Brás


Brás Rubson

Secretário de Comunicação do Regional


Há um livro que não é tão antigo, mas é importante. Trata-se do livro sobre o partido de Álvaro Cunhal, líder comunista português, autor, entre outras obras, de "Partido com paredes de vidro", saiu no Brasil pela editora Anita. É muito bom, versa sobre a construção partidária. Emprestei ele para a Janice, que agora está longe.


Álvaro Cunhal foi, durante muitos anos, o principal dirigente do Partido Comunista português, era Jornalista e também um excelente ilustrador. Também foi contemporâneo de José Saramago.


Seu livro aborda a necessidade de se criar no partido mecanismos que assegurem maior transparência na sua construção. Oferece pistas para os novos rumos que o partido trilha nesta época pós-revolução russa.


O li ele por indicação do camarada Divo Guizone, que na época era coordenador da comercialização da revista Princípios e da Editora Anita. Agora tive a grata oportunidade de revê-lo, no encontro de comunicação do PCdoB, em São Paulo. As coisas mudaram pra ele e pra mim.


Agora ele é secretário de comunicação do PCdoB em Santa Catarina, sua terra natal, antes morava em São Paulo. Ele me indicou este livro numa época de intensos embates em Mato Grosso. Confesso que me ajudou e muito ver as coisas por outro ângulo.

Viva Álvaro Cunhal, grande camarada!
Quem tiver o livro, que apresente! E que todos possam lê-lo.