terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

'Partido com paredes de vidro', sugere Brás


Brás Rubson

Secretário de Comunicação do Regional


Há um livro que não é tão antigo, mas é importante. Trata-se do livro sobre o partido de Álvaro Cunhal, líder comunista português, autor, entre outras obras, de "Partido com paredes de vidro", saiu no Brasil pela editora Anita. É muito bom, versa sobre a construção partidária. Emprestei ele para a Janice, que agora está longe.


Álvaro Cunhal foi, durante muitos anos, o principal dirigente do Partido Comunista português, era Jornalista e também um excelente ilustrador. Também foi contemporâneo de José Saramago.


Seu livro aborda a necessidade de se criar no partido mecanismos que assegurem maior transparência na sua construção. Oferece pistas para os novos rumos que o partido trilha nesta época pós-revolução russa.


O li ele por indicação do camarada Divo Guizone, que na época era coordenador da comercialização da revista Princípios e da Editora Anita. Agora tive a grata oportunidade de revê-lo, no encontro de comunicação do PCdoB, em São Paulo. As coisas mudaram pra ele e pra mim.


Agora ele é secretário de comunicação do PCdoB em Santa Catarina, sua terra natal, antes morava em São Paulo. Ele me indicou este livro numa época de intensos embates em Mato Grosso. Confesso que me ajudou e muito ver as coisas por outro ângulo.

Viva Álvaro Cunhal, grande camarada!
Quem tiver o livro, que apresente! E que todos possam lê-lo.

Nenhum comentário: