terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Janete almoça com família tradicional mato-grossense


A professora Janete, pré-candidata do PC do B a veredora em Cuiabá, almoçou no último domingo com a tradicional família Mendes Almeida, no Bairro Boa Esperança. A convite do camarada Edgar (diretor do Sintrae-MT), Janete foi recebida pela família que tem uma forte tradição política em Cuiabá e Vila Bela da Santíssima Trindade. Descendentes diretos da legendária Tereza Beguela, a líder do quilombo na histórica primeira capital de Mato Grosso, os Mendes Almeida têm também uma forte expressão no movimento negro, especialmente pelo trabalho do ex-vereador Rinaldo Almeida (PSB).

Governo reage e amplia investigação aos cartões criados por FHC

Temendo uma derrota, a oposição resolveu fechar um acordo com o governo para a realização de uma única Comissão Parlamentar de Inquérito. A CPI será mista (CPMI) e apurará as irregularidades cometidas no uso do cartão de crédito corporativo no governo FHC e Lula. O anunciou foi feito pelo líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), nesta segunda-feira (11). A Comissão será composta por 11 deputados e 11 senadores, tendo o mesmo número de suplentes.
Pelo acordo, serão apurados os gastos com cartão corporativo desde sua criação, no governo tucano de FHC, em 2001. Além disso, serão investigadas as despesas efetuadas desde 1998 pela conta Tipo B, na qual o servidor emitia cheques.

O líder do governo afirmou que o acordo só foi possível porque os objetivos, na investigação, tornaram-se comuns. Para Jucá, o objetivo não é atingir o ex-presidente: ''A idéia não é investigar Fernando Henrique ou Lula. Nós estamos investigando um período de gastos do setor público, despesas feitas por funcionários públicos e, portanto, a idéia não é personalizar nos presidentes''.

Corrida

Antes do acordo ser fechado, a oposição estava numa corrida contra o tempo para conseguir dar entrada no requerimento de criação da comissão mista, que investigaria somente o Governo Lula. No lado governista, o líder do governo também estava colhendo assinaturas para instalar a CPI no Senado e com maior abrangência, investigando desde a criação dos cartões corporativos.

O requerimento de criação da CPMI será o que foi preparado pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) e que já circula no Congresso desde o dia 28 de janeiro. Foi incluído no novo texto do tucano o número e a data do decreto que criou os cartões, ainda durante o Governo Fernando Henrique Cardoso: Decreto 2.809, de 1998. Romero Jucá afirmou que a convergência de idéias permitiu a evolução da negociação e o consenso.

Fonte: www.vermelho.org.br

Formação Teórica prepara calendário de atividades

A Secretaria de Formação Teórica do municipal de Cuiabá está preparando um calendário de atividades da pasta para ser sumetida à reunião do pleno que deve ser marcada para esta semana. A proposta será publicada neste espaço para que os camaradas tomem conhecimento, opinem e façam sugestões.

Agente da CIA ou mero entreguista?


por Altamiro Borges*

A acusação de Sebastião Nery, que nunca escondeu seu rancor diante da “traição” de FHC – que na última hora rejeitou virar ministro do seu aliado Collor de Mello –, é fundamentada. Os livros registram fatos e confirmam antigas suspeitas sobre os vínculos da Fundação Ford com o serviço de espionagem dos EUA.

Mesmo assim, é difícil acreditar que FHC, que teve importante papel na luta pela redemocratização do país, tenha agido conscientemente a serviço da CIA. Até hoje, inclusive, a mesma Fundação Ford financia algumas entidades de marca progressista, que agora deverão ficar mais vigilantes diante de qualquer “intromissão” desta instituição de triste história.

Apesar de descartar a tese conspirativa, não custa registrar que hoje FHC é um entusiasta da ação imperialista dos EUA na América Latina. Nos seus oito anos de reinado, a política externa nativa regrediu para a vexatória posição do “alinhamento automático”. Com sua ação servil, avançaram as negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), o projeto dos EUA de anexação colonial do região, e o Mercosul foi congelado. Ele também ratificou o acordo para implantação da base militar ianque em Alcântara (MA) e ressuscitou um tratado do período da “guerra fria”, o draconiano TIAR, que poderia levar o Brasil a participar da invasão imperialista do Iraque. Após os atentados de 11 de setembro, FHC autorizou a instalação de um escritório da CIA no Brasil.

Após ser desalojado do poder, o ex-presidente passou a prestar consultoria aos governos ianques. Junto com Carla Hill, ex-representante comercial dos EUA, ele coordenou um grupo sediado em Washington que alertou o presidente-terrorista George Bush para “os riscos da esquerdização da América Latina”, segundo artigo do Financial Times de fevereiro de 2005. Agente da CIA, como acusa Nery, FHC parece não ser. Mas que presta hoje muitos serviços aos EUA, não há dúvidas. Mesmo suas ações conspirativas e golpistas contra o governo Lula lembram as velhas práticas do “serviço de inteligência” do imperialismo estadunidense.

*Altamiro Borges, Miro é jornalista, Secretário de Comunicação do Comitê Central do PCdoB, editor da revista Debate Sindical e autor do livro "As encruzilhadas do sindicalismo" (Editora Anita Garibaldi, 2ª edição)

Presidente do PCdoB quer unidade ampla das esquerdas em 2008

O presidente estadual do PCdoB em Mato Grosso, Miranda Muniz, defende uma ampla unidade das forças de esquerda e populares visando a disputa das eleições municipais de 2008.Na avaliação do dirigente comunista, o ideal seria a unidade entre todos os partidos que dá sustentação ao Governo Lula. No entanto, "temos não podemos ser ingênuos em não reconhecer que nessas eleições o peso das disputas locais é muito forte", avalia o comunista.

Segundo Miranda Muniz, "já que essa unidade maior é praticamente impossível, considero perfeitamente viável, pelo menos, a unidade das forças do campo da esquerda e popular, pois são partidos que possuem projetos avançados, grande inserção no movimento popular e social e quase sempre são marginalizados quando os grandes partidos do campo conservador assumem o poder."Nesse sentido, ele defendeu um entendimento estadual envolvendo o PSB, PCdoB, PDT, PT, PV, PMN, PRB e outros partidos do campo popular.

Sobre a definição de possíveis candidaturas representantes do Bloco de Esquerda, Miranda Muniz apontou que "no momento oportuno saberemos encontrar uma fórmula inteligente e justa, que leva em consideração pesquisas quantitativas, qualitativas, opinião dos partidos do Bloco e de lideranças dos movimentos sociais e de setores representativos da sociedade."

Quanto à eleição em Cuiabá, o presidente avalia que o Defensor Valtenir Pereira é um bom nome para encabeçar a disputa "pois é uma liderança em franca ascensão política-eleitoral e, mesmo sem ter assumido a candidatura, já aprece com significativo índices de aceitação popular, além de baixíssimo rejeição pelo eleitorado. Mesmo jovem, é um quadro forjado na luta pela justiça e pela defesa dos interesses da maioria da população. Tem discurso sério, sem populismo e demagogia, e possui a coragem e a cara do povo."

Para a disputa proporcional, o PCdoB deverá estabelecer coligação com o PSB e lançar cerca de 8 candidatos, sendo que a Professora Janete, que alcançou quase 200 mil votos para o Senado em 2006, deverá ser uma das puxadora de votos para a coligação.

PC do B de Cuiabá já tem seu blog

O diretório municipal do Partido Comunista do Brasil em Cuiabá (MT) já tem o seu blog. Este pretende ser um espaço para dissiminação das informações pertinentes aos comunistas cuiabanos, troca de impressões sobre a vida partidária e sobre a movimentação política, cultural e social da cidade, reprodução de informes das direções municipal, estadual e nacional e opinião e análise dos camaradas.