quarta-feira, 7 de maio de 2008

PCdoB reafirma apoio a Valtenir e indica vice

O Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, juntamente com a Executiva do Comitê Estadual, reunidos nesta terça-feira, 6 de maio, decidiram reforçar as articulações visando o fortalecimento do Bloco de Esquerda na capital e, ao mesmo tempo, externaram posicionamento no sentido de garantir uma participação na chapa majoritária.
Segundo Aislan Galvão, presidente do comitê municipal, entende que a participação do PCdoB na chapa majoritária com a candidatura de vice-prefeito, reforça a unidade e espelha melhor a aliança entre PSB-PCdoB. "Somos um partido histórico, experiente politicamente, com grande influência no movimento popular e respeitado por todas as forças pela nossa coerência política e lealdade. Esta decisão política é uma convicção da direção partidária", afirmou Aislan.
Nesse sentido, a reunião apontou diversos nomes que poderiam ocupar o cargo de vice, entre eles, o jovem e historiador Aislan Galvão, o cientista político e doutor Manoel Motta, a sindicalista e professora universitária Lane Costa, a presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e atual presidente do SINTRAE Professora Nara Teixeira, o jornalista João Negrão, o jurista Félix Marques e o presidente do Comitê Estadual e servidor público Miranda Muniz.
No entanto, Aislan esclarece que o Partido estaria disposto a rediscutir a questão da vice, desde que seja para ampliar o arco de alianças com outros partidos e que estes tenham maior densidade eleitoral que o PCdoB.
Aislan Galvão também destacou que o PCdoB em Cuiabá é o único partido que já tem uma pré-definição em apoiar o defensor Valtenir Pereira, pré-candidato do PSB, "inclusive abrimos mão do lançamento da Professora Janete, para a disputa majoritária na capital no sentido de preservar a unidade do Bloco de Esquerda." Ele lembrou que a Professora Janete obteve quase 200 mil votos no Estado, sendo 48 mil só em Cuiabá, mesmo sem estrutura e enfrentando dois ex-governadores.
Para Miranda Muniz, presidente do Comitê Estadual do PCdoB, as conversações com os partidos que compõe o Bloco de Esquerda (PSB, PCdoB, PDT, PMN, PHS e PRB), e com todos os partidos que participam do Governo Lula, precisam ser intensificadas "pois agora começamos a entrar na fase de definições, em que o melhor combustível é o diálogo, seja visando alianças no primeiro turno, seja no segundo turno."