terça-feira, 6 de maio de 2008

Da Assessoria

O 1° Encontro Estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) de Mato Grosso, realizado no último sábado (26.04) fundou a entidade no Estado. O encontro reuniu dezenas de sindicalistas, representando sindicatos filiados à central em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Barra do Garças. A dirigente nacional da CTB, Marilene Betros (APLB/BA), da central na Bahia, prestigiou o evento, proferindo palestra sobre a História do Sindicalismo Brasileiro e contribuindo nos encaminhamentos do evento.

Pela manhã o encontro discutiu as conjunturas nacional e estadual, fazendo um balanço da luta sindical no estado e no país. Questões nacionais, como a redução da jornada de trabalho, as reformas democráticas e a democratização dos meios de comunicação fizeram parte da pauta. No plano estadual, os vários problemas do campo despertaram o debate, em especial a violência, a escravidão branca, a questão ambiental e a carência de um projeto de desenvolvimento para o estado contemplando a sua diversidade e sustentabilidade.

À tarde os sindicalistas discutiram e aprovaram os estatutos, o plano de lutas e elegeram a diretoria da CTB mato-grossense. Nara Teixeira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Sintrae) foi eleita presidente da central no Estado.

Confira abaixo a diretoria completa:
Presidente – Nara Teixeira de Souza, brasileira
Vice – Presidente – Edvaldo Pereira da Silva
Secretário Geral – Miguel Rodrigues Netto
Secretaria de Finanças – Maria Regina Inácio
Secretaria de Comunicação – João Batista da Silva Negrão
Secretaria de Políticas sobre a Mulher – Jordete Corrêa de Moraes
Secretaria de Formação – Edson Antonio Ribeiro
Secretaria de Política Agrícola e Agrária – Valdemar
Secretaria para Assuntos do Servidor Público - Edson Ângelo Pepeu da Silva
Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer - Joacelmo Barbosa Borges
Secretaria de Políticas para a Juventude - Edílson Cardoso Sales.
Suplentes de Diretoria - Nilda; Ivone Pereira da Rocha; Brás Rubson Ferreira Barbosa.
Conselho Fiscal - Dorilene Maria das Dores; Magnivaldo Alves Ribeiro, e Jiordana Silva Ramos Nascimento.
Suplentes do Conselho Fiscal - Ana Cristina Cardoso Lopes, Jana Benedita Soares da Silva.

Ao final do encontro, os delegados e delegadas aprovaram duas moções. Uma de apoio ao Sindicato dos Jornalistas, em campanha salarial e enfrentando o descaso dos "barões" da imprensa local. E a outra em repúdio ao ministro Gilmar Mendes, por suas hostilidades contra os movimentos sociais.

Nenhum comentário: